422px

19 de março de 2015

Qual a idade ideal para começar a prática de atividades físicas? A SUA!

Isso mesmo, minha gente!

Não existe idade mínima ou máxima para começar a praticar atividades físicas. 
Hoje, o blog trás mais uma vez, a participação super especial do Profissional em Educação Física Nicholas Raphael Soares, meu instrutor de musculação.

Segundo Nicholas, a atividade física já deve ser estimulada desde o nascimento da criança, com brincadeiras lúdicas e a maior quantidade de movimento possível.

Imagem da Internet

Até os oito anos são indicadas atividades lúdicas e, após essa idade, as atividades com desafios e competições, não especializando os movimentos.

Imagem da Internet

Entre 12 e 14 anos a criança já tem seu vocabulário motor formado, nesta fase ela poderá se especializar em alguma atividade especifica. A musculação é indicada para as meninas após a menarca e os meninos quando começarem a entrar na puberdade, atividades de no máximo 40 minutos de duas a três vezes por semana.

Imagem da Internet

Imagem da Internet

E ainda, conforme Nicholas, hoje em dia os mais jovens procuram uma academia com a intenção de modificar o corpo, aumentar a massa muscular, alcançar o físico ideal. Enquanto os jovens, procuram a atividade para melhorar a aparência física, os mais velhos procuram para a manutenção da saúde, na maioria dos casos. Pessoas com mais idade procuram uma atividade que seja prazerosa, mas sem deixar de lado o objetivo de ter um melhor físico também. Eles tem interesse em melhorar sua saúde ou até mesmo se recuperar de alguma lesão, onde o fortalecimento seja necessário.

Imagem da Internet

Os benefícios da atividade conforme dito anteriormente, vem ao encontro com os resultados ou objetivos que são procurados na academia. Vale ressaltar que a atividade mais indicada para as pessoas mais velhas é a musculação.

Imagem da Internet

Depois de um tempo o corpo começa a ter perda de massa magra, a descalcificação dos ossos e a falta de mobilidade das articulações. Com a musculação, é possível trabalhar diretamente em cima destes problemas, onde se tem conseguido resultados significativos para a diminuição destes sintomas.



Imagem da Internet

Só coisas boas, galera! Então, a melhor idade pra começar uma atividade física é a sua. Comece hoje!
Até mais!

Beijos,
Dalva

4 comentários:

  1. É sempre bom incentivar as crianças com a prática esportiva, claro cada coisa em seu devido tempo, mas de maneira geral dá sim pra se praticar algo desde novo, isso ajuda muito quando a pessoa chega na terceira idade e também no tempo presente.

    Bjos e boaemana ^^

    http://redandvintage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.
      Se criarmos o hábito desde cedo, seremos adultos e idosos saudáveis. Mas como vc disse, tudo em seu tempo e de acordo com as possibilidades de cada um. ;)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu odeio educação física com todas as minhas forças, mas entendo a importância que gira ao redor disso
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila

    Eu também não era muito "chegada" não... rsrs mas fui insistindo e hoje não vivo sem.
    Quem sabe, você encontre algo que te traga prazer como andar de bike, nadar, caminhar... com uma companhia ajuda mais ainda. :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.