422px

29 de setembro de 2014

As Novas Famílias

Dia desses comecei a observar como a constituição familiar vem mudando nos últimos anos, não é mesmo? Andei lendo alguns artigos e pesquisas sobre o assunto e comprovei os novos formatos.
São famílias com menos filhos ou nenhum, tem as que optam por ter filhos mais tarde (ou bem mais tarde), há famílias com pai e filhos e outras com mãe e filhos. Há ainda, as famílias com netos, avós, sogras, cunhados residindo na mesma casa. E por aí vai...

Há alguns anos, era comum os jovens saírem da casa dos pais bem cedo para "ganhar a vida" e logo, constituir uma família, dita "normal" para a época, ou seja, pai, mãe e filhos. Trabalhavam duro para constituir e manter a família.

Imagem da Internet

Atualmente, o que se vê? Filhos com mais de trinta anos ainda residindo com os pais e que nem pensam em casar ou sair de casa tão cedo! E ainda, nem pensam em ter filhos!! 

E os que saem de casa, formam famílias "diferentes" das dos seus pais. Ou para morarem sozinhos mesmo ou formar um núcleo familiar apenas por casais. E mais, casais héteros ou homossexuais. Inclusive, com a legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, esta união está cada vez mais comum.

Imagens da Internet

Tem ainda as famílias "monoparentais". Possuem somente a mãe ou o pai morando com os filhos. Há família de pessoas divorciadas, que se separam e resolvem morar sozinhos... bem, nesse caso, acho que não são famílias. Família de uma pessoa só, não existe, né? Vamos ao "Aurélio": Família é um conjunto de pessoas que vivem na mesma casa. Humpf! Ficou confuso, mas entendi então, que família de uma pessoa só, não é família. Adiante!

Imagens da Internet

E como os casais estão assumindo um novo formato, há ainda, as famílias compostas por um casal e seus "pets". Preferem adotar esses "peludos" ao invés de terem filhos. Há quem diga que estão substituindo os filhos por bichos. Pois bem! Eu não acredito que seja uma substituição, como essa gente fala! Eu penso que é apenas uma maneira de ocupar um espaço "vazio" na casa. O que eu acho ótimo!! Só quem ama animais, entende... . 

Imagens da Internet

Há uma série muito engraçada que é transmitida pelo canal FOX que se chama "Modern Family". Nesta série, há três "modelos" de família que vivem coisas muito parecidas com o nosso dia a dia. Penso que ela representa muito bem as "Novas Famílias". Quem puder, assista, pois  vale a  pena. Fica a dica!



Enfim, não sei se ainda há o que mudar. Talvez os filhos dessa geração voltem a adotar o "modelo antigo" ou inventem outro, se é que isso ainda seja possível. Sei lá. Só o tempo nos dirá...

Beijos,
Dalva

2 comentários:

  1. Bacana , Dalva, estou escrevendo minha monografia sobre o tema e também constatei que a família tem assumido, ao longo do tempo, configurações bem diversas do modelo tradicional, impulsionada por outros valores, especialmente, pelo afeto.Abraços (Lanah Oliveira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lanah!!!
      Que bacana! Tema muito interessante e eu sempre gostei!
      Desejo bastante sucesso na construção da sua monografia e, se possível, gostaria de ler depois de você apresentá-la, ok? ;)
      Boa sorte, querida.
      Bj

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.